Nosso papel como marca vai muito além da produção de peças de vestuário. Acreditamos na importância de pensarmos no presente e no futuro a partir do mercado da moda e, por isso, estamos em constante evolução, aprimorando nossas políticas internas e boas práticas em torno da agenda ESG.
Economia de baixo carbono
Desde 2021, a NV avança na agenda de carbono.
Isso significa que a marca, anualmente, realiza o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE). Nele, são contabilizadas as emissões diretas e indiretas da marca, referentes por exemplo ao consumo de energia, compra de matéria-prima e transporte dos produtos da fábrica para as lojas ou casa das nossas clientes.
Na sequência, a NV garante a compensação de 100% das emissões mapeadas por meio da parceria com a start up Jundu. Em 2022, foram 1.448 t CO2 compensadas, pela primeira vez, com créditos de carbono provenientes de restauro florestal, o equivalente ao plantio de aproximadamente 7 mil árvores. O investimento na compensação de emissões já ultrapassa R$ 72.396, 50 em projetos que contribuem para uma economia de baixo carbono.
A meta pública do Grupo SOMA é atingir o Net Zero até 2050, por isso, a iniciativa de compensação faz parte da estratégia ambiental da marca e do corporativo, que paralelamente priorizam alternativas para reduzir as emissões e, assim, seu impacto no planeta.
Este é ainda um movimento voluntário do mercado no Brasil, e por entendermos a urgência do combate às mudanças climáticas, as marcas do Grupo se colocam à frente dessa agenda.
Compensação de embalagens
A NV se responsabiliza por compensar 100% das embalagens disponibilizadas pela marca no mercado, seja nas lojas ou compras online. Isso acontece pela parceria com a eureciclo, empresa que garante que a quantidade equivalente ao consumo de embalagens pela marca no ano seja reciclada em todo Brasil. Em 2022, cerca de 94 toneladas de materiais foram encaminhadas para centros de triagem.
Gestão responsável de resíduos
Em fevereiro de 2022, foi implementada a coleta seletiva no Centro de Distribuição da NV, localizado no Espírito Santo. Desde então, cerca de 3,8 toneladas de papéis e plásticos foram encaminhadas para a reciclagem e os resíduos tiveram sua vida útil prolongada, poupando a extração de novos recursos naturais. No mesmo ano, em abril, também foi implementado o projeto para a reutilização das caixas de papelão que vão para as lojas da marca e, a partir de então, reduzimos pelo menos em 60% o uso de papelão no CD.
Matéria prima responsável
O Crepe Patou, nosso principal tecido da linha de alfaiataria, a mais vendida da NV, é considerada uma matéria prima responsável e com baixo impacto ambiental. Com composição mista de acetato e viscose, essas fibras artificiais de origem natural, renováveis e biodegradáveis apresentam duas certificações com credibilidade no mercado: Forest Stewardship Council (FSC®) e OEKO-TEX®.
A primeira delas garante que a origem de matéria-prima é proveniente do manejo sustentável de áreas de reflorestamento ou exclusivas de cultivo. Já a segunda, indica que os produtos químicos utilizados na produção do tecido não são tóxicos para o meio ambiente e para as pessoas.